quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Como fazer uma pizza


Acreditem ou não é uma coisa super fácil, rápida e económica de se fazer! E além do mais podemos dar asas a nossa imaginação ou simplesmente usar o que há no frigorífico.


É muito simples, basta comprar bases de pizza (vende-se em qualquer super ou hipermercado), polpa de tomate e queijo ralado (pessoalmente prefiro o queijo ementel para pizzas). Eu costumo untar as bases com um pouco de óleo para não ficarem muito secas e para ajudar a cozinhar as pizzas e seus ingredientes.


Depois é só juntar tudo o que te apetecer pois tudo fica bem numa pizza! Seguidamente é só colocar num tabuleiro para ir ao forno. Não esquecer de pré-aquecer o forno na temperatura indicada no modo de cozinhar as bases, e depois é só estar atento para saber quando elas estão prontas.


Simples, rápido e bom (pelo menos para quem gosta!).


Bom Apetite!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Como fazer arroz


Ora... há mutas maneiras de fazer arroz. Mas comecemos pelo mais básico.


Arroz branco


Num tacho coloca-se uma qualquer medida, por exemplo uma taça de água (para duas a três pessoas). Leva-se ao lume até ferver. Entretanto mede-se meia taça de arroz e lava-se várias vezes (há quem prefira não lavar). Quando a água estiver a ferver coloca-se o arroz no tacho (cuidado para não saltar água) e tempera-se com sal e margarina a gosto (para quem preferir: um pouco de azeite em vez de margarina ou meio cubo de caldo de knorr de galinha ou de carne em vez da margarina). Deixar cozer em lume brando (baixo) mexendo de vez em quando e provando (sem te queimares!) o arroz para ver se está cozido e se está bem temperado. Quando está cozido retirar do lume e servir!


-> Para quem não está habituado a cozinhar é mais fácil ir pondo o tempero e ir provando várias vezes para ter a certeza que fica bem temperado. Se o arroz ficar salgado e ainda estiver no príncipio da cozedura pode-se colocar uma batata cortada (sem ser de um lado ao outro) para esta absorver o sal. Se só notas-te o salgado no fim da cozedura podes adicionar mais água e deixar ao lume mais tempo. Se quiseres que o arroz fique mais solto podes escorre-lo e passá-lo um pouco por água fria.


Arroz com refugado


Picas a cebola ao bocadinhos para o tacho adicionas um pouco de azeite e levas ao lume a alourar. Quando a cebola estiver loura adicionas o arroz e água nas proporções acima indicadas. Agora é só adicionar o sal, deixar cozer em lume brando e ir mexendo de vez em quando. Quando estiver cozido é só retirar do lume e servir!


Se adicinares polpa de tomate ao refugado fazes Arroz de tomate, se adicionares cenoura ralada ou aos pedaços pequenos ao refugado tens Arroz de cenoura, se adicionares feijão ao refugado com pedacinhos de chouriço (para quem gosta) ao refugado tens Arroz de feijão!


E aqui ficam umas poucas de maneiras diferentes de fazer arroz para todos os gostos!


Boa Sorte e Bom Apetite!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pão de ló de laranja


Não há nada melhor do que começar algo adoçando a boca! Por isso aqui vai!


Pesam-se 6 ovos, coloca-se o mesmo peso de açúcar e metade do peso de farinha. Bate-se o açúcar com as gemas (guardando as claras à parte) até ficar homogéneo. Junta-se a farinha e continua-se a bater. Juntam-se as claras (batidas em castelo) e bate-se até ficar homogéneo. Junta-se uma colher pequena (de café) de fermento para o bolo crescer. Adiciona-se o sumo e a raspa de uma laranja. Bate-se até a massa ficar homogénea. Unta-se uma forma com manteiga (ou margarina) e polvilha-se com farinha. Deita-se a massa na forma e leva-se ao forno a 180º durante mais ou menos 25 minutos (pode variar consoante o forno). Ir verificando com um palito se o bolo já está feito (quando o palito vier sem resíduos o bolo está feito).


Não esquecer de pré-aquecer o forno! Liga-o antes de começares a fazer a massa.


Bom apetite!