sábado, 5 de março de 2011

Peru recheado



Ora... não é propriamente uma receita célere de se fazer, mas ficou tão bom que valeu a pena o esforço! Acho que nunca comi um peru tão bom! =D

Ingredientes:

- 1 peru recheado com miúdos (se não tiver podes comprar à parte)
- 4 limões
- 4 laranjas
- sal
- pimenta
- alho
- cebola
- manteiga
- tomate ou polpa
- banha
- azeite
- chouriço de carne
- carne picada mista
- agulha
- linha forte

Põe o peru num alguidar, enche com água e espreme os limões e as laranjas para dentro do alguidar. Deixa os limões e as laranjas espremidos dentro do alguidar. Deixa o peru assim durante um dia.
Liga o forno a cerca de 180º.
Para o recheio pegas nos miúdos na carne picada e no chouriço e trituras tudo junto. Faz um refogado com cebola, alho e tomate (ou polpa), quando o refogado estiver pronto junta a mistura dos miúdos e deixa cozinhar. Escorre o molho que sobrar do recheio e coloca o recheio dentro do peru.
Cose o peru com a linha sem deixar buracos e com cuidado para a pele não rasgar, tenta apanhar a carne nos sítios onde a pele se rasga mais para ficar segura.
Num almofariz coloca a banha, o sal, a pimenta, o alho e o azeite para fazer uma pasta com a qual vais barrar bem o peru.
Coloca o peru numa travessa e leva ao forno entre 2h30 a 3h, vai depender do forno e do peru o tempo que demora a cozer. Se o peru estiver a ficar seco podes colocar nozes de manteiga por cima dele.

Bom Apetite!!


Sem comentários: