quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate


Bem, como já não escrevo aqui há tanto tempo venho redimir-me com um docinho! Gosto muito deste bolo porque é bom e simples de fazer, o da imagem é de onde tirei a receita mas o meu fica igualzinho. Só me chateia ser em chávenas, prefiro em gramas, mas ainda não me dei ao trabalho de converter! =)

Ingredientes para o bolo:


- 300g de cenoura (deixo ao teu critério tirar ou não a casca, quando elas são novas e estão limpinhas eu deixo ficar, sempre tem mais vitaminas)

- 4 ovos
- 1 chávena de chá de óleo
- 2 chávenas de chá de farinha
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 1 colher de chá de fermento
- manteiga para untar
- farinha para polvilhar

Ingredientes para a cobertura (facultativo):


- 200g de chocolate em pó (ATENÇÃO: compra chocolate, não compres cacau)

- 100g de manteiga
- 6 colheres de sopa de leite
(a última vez que fiz este bolo fiz apenas metade da cobertura e chegou)

Primeiro liga o forno a 180º, unta uma forma (eu uso forma sem cone no meio, para o bolo não ficar com buraco) com a manteiga e polvilha com a farinha. Num liquidificador junta as cenouras (é mais prático cortá-las em pedaços), as gemas, o açúcar e o óleo e deixa bater até ficar homogéneo. Numa tigela mistura a farinha com o fermento e vai juntando cuidadosamente a massa (eu uso uma colher de pau, mas suponho que dê para fazer com uma batedeira). Bate as claras em castelo (até virares a taça e elas não deslizarem) e junta-as à massa aos poucos. Coloca a massa na forma e leva ao forno durante 30 minutos (a mim demora sempre mais tempo mas é deixar estar até o bolo estar cozido). Deixa arrefecer na forma. Depois de arrefecer um bocado faz a cobertura.

Num tacho coloca a manteiga a derreter, depois junta o chocolate em pó e o leite. Quando começa a ferver tira do lume. Desenforma o bolo e barra-o com a cobertura. Agora é só comer!

(esta foto já é do meu bolo!)

Bom Apetite!

Sem comentários: