terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Como fazer arroz


Ora... há mutas maneiras de fazer arroz. Mas comecemos pelo mais básico.


Arroz branco


Num tacho coloca-se uma qualquer medida, por exemplo uma taça de água (para duas a três pessoas). Leva-se ao lume até ferver. Entretanto mede-se meia taça de arroz e lava-se várias vezes (há quem prefira não lavar). Quando a água estiver a ferver coloca-se o arroz no tacho (cuidado para não saltar água) e tempera-se com sal e margarina a gosto (para quem preferir: um pouco de azeite em vez de margarina ou meio cubo de caldo de knorr de galinha ou de carne em vez da margarina). Deixar cozer em lume brando (baixo) mexendo de vez em quando e provando (sem te queimares!) o arroz para ver se está cozido e se está bem temperado. Quando está cozido retirar do lume e servir!


-> Para quem não está habituado a cozinhar é mais fácil ir pondo o tempero e ir provando várias vezes para ter a certeza que fica bem temperado. Se o arroz ficar salgado e ainda estiver no príncipio da cozedura pode-se colocar uma batata cortada (sem ser de um lado ao outro) para esta absorver o sal. Se só notas-te o salgado no fim da cozedura podes adicionar mais água e deixar ao lume mais tempo. Se quiseres que o arroz fique mais solto podes escorre-lo e passá-lo um pouco por água fria.


Arroz com refugado


Picas a cebola ao bocadinhos para o tacho adicionas um pouco de azeite e levas ao lume a alourar. Quando a cebola estiver loura adicionas o arroz e água nas proporções acima indicadas. Agora é só adicionar o sal, deixar cozer em lume brando e ir mexendo de vez em quando. Quando estiver cozido é só retirar do lume e servir!


Se adicinares polpa de tomate ao refugado fazes Arroz de tomate, se adicionares cenoura ralada ou aos pedaços pequenos ao refugado tens Arroz de cenoura, se adicionares feijão ao refugado com pedacinhos de chouriço (para quem gosta) ao refugado tens Arroz de feijão!


E aqui ficam umas poucas de maneiras diferentes de fazer arroz para todos os gostos!


Boa Sorte e Bom Apetite!

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do post, não tanto do tratar por tu, mas está esclarecedor, apesar de o arroz refugado ser tmb arroz branco

Deby disse...

Caro Anónimo,
Obrigado por gostar do meu post. Arroz branco e arroz refugado não são a mesma coisa pois fazem-se de maneira diferente. E quanto ao tratar por tu, é simplesmente a maneira como trato as pessoas, assim não é impessoal.

Anónimo disse...

Obrigado pelo post Deby :)
Acredito que já tenha servido muita gente, embora não o reconheçam!

Ricardo