terça-feira, 4 de março de 2008

Carne picada e maneiras de a usar


Para fazer um refogado de carne picada é preciso pouca coisa. Aqui estão os ingredientes:

- carne picada
- azeite
- polpa de tomate
- alho seco
- cebola
- pimenta e sal
- vinho branco

Tempera-se a carne picada com pimenta e sal. Numa frigideira ou tacho grande (o suficiente para a carne quando aqui colocada ficar quase toda ou toda mesmo em contacto com a base do utensílio) coloca-se um pouco de azeite, pica-se a cebola e o alho (não esquecer de descascar o alho!). Leva-se ao lume até alourar a cebola. Quando a cebola já está loura junta-se-lhe a polpa de tomate (a gosto, mas não é preciso muita) juntamente com um pouco de vinho e mexe-se até ficar mais ou menos homogéneo. Seguidamente adiciona-se a carne picada e vai-se mexendo de vez em quando até esta ficar cozinhada.
A parte da carne picada está feita, agora vêm alguma maneiras de como a podes comer!
Pode ser como Esparguete à Bolonhesa, acrescentando a carne ao esparguete previamente cozinhado. À quem também goste de acrescentar um pacote de molho à bolonhesa (daqueles da Knorr ou da Vaqueiro por exemplo) embora se acrescentares um pouco mais de polpa de tomate e de vinho o efeito seja basicamente o mesmo. (Sugiro também, para quem gosta, juntar natas ao fim e misturar tudo, fica muito bom.)
Pode-se fazer Arroz à Bolonhesa, que é igual ao esparguete à bolonhesa substituindo o esparguete pelo arroz.
Podes fazer Empadão: Num tabuleiro untado com margarina coloca-se puré e batata até cobrir todo o fundo e tiver uma altura aproximada de 3 dedos, coloca-se a seguir a carne e respectivo molho de cozedura e outra camada de puré com a mesma altura. Bate-se uma gema e com um pincel ou outro instrumento unta-se o puré. Depois é só levar ao forno pré-aquecido a tostar.

É só mesmo usar a imaginação!

Bom Apetite!

Sem comentários: